Como Inglês pode contribuir com LP na AAP?



PCNP de Língua Estrangeira Moderna - Rosane de Carvalho

DER Adamantina - 2020 - ATPC 08/07/2020


Objetivo Geral


Apresentar estratégias de trabalho colaborativo entre os gestores da aprendizagem das disciplinas de Língua Inglesa e Língua Portuguesa para promover melhor desempenho dos alunos na Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)


Objetivos Específicos

  1. Utilizar as estratégias de leitura, skimming, scanning e prediction;

  2. Usar a intencionalidade de aprendizagem para otimizar a apropriação dos alunos da leitura e da Interpretação;

  3. Relacionar a metodologia CLIL com o desenvolvimento cognitivo para melhorar a competência leitora;

  4. Evidenciar a importância das etapas da taxonomia de Bloom para desenvolvimento cognitivo e aprimoramento da leitura e da interpretação.


A disciplina de Língua inglesa pode colaborar com a disciplina de Língua portuguesa, vou destacar duas maneiras: 


1) Por meio da Interdisciplinaridade, proposta prevista nos PCNs, em que por meio de um objeto de conhecimento, mobiliza-se habilidades e competências para propor uma intervenção por meio de um projeto didático, como por exemplo, combate ao bullying, consumo consciente, uma proposta muito eficiente, que pode ser explorada pela equipe de professores, porém não é o foco aqui hoje.


2) A segunda proposta é intensificar o trabalho de estratégia de leitura, Skimming, Scanning e Prediction que é um movimento cognitivo que fazemos para compreender textos em língua inglesa, que também atendem ao movimento necessário para desenvolver as habilidades que os alunos precisam para realizar a avaliação da aprendizagem e processo (AAP), acrescento que neste caso não estamos falando apenas de se preparar para uma avaliação, mas que entende e colabora com a formação que propõe o Currículo Paulista e a  BNCC propõe de formar o cidadão  de maneira integral. 


Mas como inglês pode ajudar o aluno no momento da AAP?


Quando olhamos para o caderno de Língua Inglesa e buscamos as habilidades de língua Portuguesa, não vamos encontrar. Ao analisarmos o material de apoio ao professor de Língua Portuguesa, percebemos que as habilidades da AAP estão divididas em habilidades do bimestre e as habilidades essenciais do percurso, que são aquelas necessárias para desenvolvimento da aprendizagem ao longo das diversas etapas do Ensino Fundamental e algumas até no Ensino Médio. São elas: 


Inferir informação implícita em um texto;

Localizar informação explícita em um texto;

Identificar a finalidade de um texto;

Inferir tema de um texto.


Quando pensamos nas habilidades cognitivas, também presentes na metodologia CLIL (Content Language Integrated Learning), uma abordagem para o ensino de línguas que integra conteúdo e língua, em que a Língua está no centro do ensino e é a chave para a aprendizagem por meio de um objeto de conhecimento de uma outra disciplina, como por exemplo a ciência, que está no nosso currículo para atender ao objetivo de preparar nossos alunos para as feiras de Ciências internacionais.

Na metodologia CLIL usamos os 4 Cs (CONTEÚDO, COGNIÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO), e neste trabalho que propomos aqui de colaborar com o aluno na hora de realizar a AAP, está ligado ao nosso trabalho em língua inglesa para desenvolver as habilidades cognitivas, necessárias para resolver problemas de leitura e interpretação. 

É importante entender, porque a prática da intencionalidade de colaborar com outro componente se faz necessária. Quando eu proponho uma atividade e tenho clareza da intencionalidade eu amplio as possibilidades de assertividade. Além disso, este movimento cognitivo colaborativo entre as disciplinas aproveita-se os textos em circulação e não criados apenas para um determinado momento. Essa diversidade de situações comunicativas trabalhadas com a intencionalidade de desenvolver a competência leitora que traz implícito as habilidades essenciais que já citamos e alcança os alunos dos diferentes níveis, os que precisam de apoio de dicionário,o que ainda precisam de modelos, e aqueles que têm autonomia para usar e articular ideias. O movimento cognitivo estruturado a partir de diferentes situações de comunicação nas diferentes disciplinas estrutura o pensamento e colabora com a formação integral dos nossos alunos.


Para embasar teoricamente, citamos a Taxonomia de Bloom que diz que o ser humano possui três domínios, psicomotor, afetivo e cognitivo, vamos nos deter apenas no cognitivo, que é o domínio que está mais ligado do desenvolvimento acadêmico. Bloom coloca um sistema de classificação da avaliação escolar e entendendo isso conseguimos intencionalmente propor atividades que mobilizem cognitivamente cada etapa a começar pelo a) lembrar, na base da pirâmide (em que o alunos recuperam algo aprendido ou aprendem conceitos novos;  b) Compreender (em que o aluno realiza julgamentos sobre conceitos);  c) Aplicar (já consegue  dividir informações em partes relevantes e irrelevantes); d) Analisar (relacionando um procedimento em uma situação específica; e) Avaliar (relaciona estabelecendo conexão entre o novo e o conhecimento previamente adquirido; f) Criar (que está relacionado a reconhecer e produzir ideias e conteúdos). Quando o professor entende cada parte desta classificação e no dia a dia das aulas em seu movimento de avaliação formativa entende em que parte da pirâmide seu alunos está, conseguirá propor situações que levem o aluno para a próxima etapa de seu desenvolvimento cognitivo. Haja vista, que chegar no criar, que é a última etapa, depende de passar por todos os outros degraus da pirâmide.


Rosane, mas lá na sala de aula, como eu vou conseguir ajudar meu aluno a melhorar seus conhecimentos e ter melhor resultado na AAP?


No início desta apresentação cito o Skimming, Scanning e Prediction, por quê? São estratégias de leitura que podem ajudar nosso aluno a manter o foco no que é solicitado nas questões. Quando sabemos o que querem de nós temos maiores chances de sermos assertivos. 

Quando preparamos nossas aulas pensamos em habilidades, competências e conteúdos que nossos alunos precisam aprender, mas isso não basta! Para ir bem em uma avaliação destas do tipo externas, Saresp, Enem,ou a nossa AAP os alunos precisam também de estratégias que podem ser trabalhadas em todas as disciplinas, inclusive em língua inglesa.


Dica #01 - oriente seu aluno a ler as perguntas primeiro, assim já vai saber o que precisa encontrar no texto e o cérebro na hora da leitura já conseguirá detectar possíveis respostas. Além disso,  terá uma ideia geral do texto e não vai gastar tempo com partes que não vão fazer parte do que está sendo perguntado. 


Dica#2 - Skimming: leitura rápida para se ter a ideia geral do texto;

  1. Corra os olhos rapidamente pelo texto sem parar em palavras desconhecidas;

  2. Leia o primeiro e o último parágrafo;

  3. Leia sublinhe as duas primeira linhas de cada parágrafo.


Dica#3 - Scanning é a estratégia com objetivo de encontrar algumas informações específicas no texto, não precisa saber o texto na íntegra, olhamos para cima, para baixo em busca de informações, números, palavras chave. Lemos com o objetivo de encontrar uma informação específica.

Dica#04 - Prediction - deduzir o conteúdo de um texto através de pistas, gravuras, tabelas, números, divisão de parágrafos. É uma estratégia para inferir o conteúdo, quanto mais cultura geral mais condições fazer inferências.


Rosane de Carvalho

Valeu pessoal! Espero que este conteúdo seja útil. Até a próxima.


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